sexta-feira, novembro 19, 2010

Quem nos salva da banalização dos alertas laranja?



Oito distritos estão com aviso de vento forte até início da manhã de sábado. Tempo só irá começar a melhorar a partir de domingo.
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou oito distritos do Norte do País em alerta laranja, o segundo mais importante, devido à previsão de vento forte até ao final da madrugada de amanhã. Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Bragança, Porto, Coimbra, Guarda e Viseu são os distritos em alerta. Uma situação que, mesmo assim, é considerada pelos técnicos do IM como "normal para a altura do ano".
DN, 19.11.2010

Como se pode constatar pela notícia do DN, foi lançado um "alerta laranja" apesar de a situação ser "normal para a altura do ano".
Estes "alertas" absurdos parecem corresponder à necessidade, por parte de algumas instituições públicas, de apresentar serviço para justificar a sua própria existência.
Das duas uma, ou têm capacidade para identificar situações de risco excepcionais e devem alertar o público, ou então, se não têm, o melhor é estarem calados.
Ainda recentemente adiei uma viagem ao Norte do país, por causa de um "alerta" da Protecção Civil, e depois constatei que nada de especial tinha acontecido.
Há tempos, caso extremo,  uma entidade pública fez um comunicado alertando os cidadãos para a necessidade de vestir mais roupa quando está mais frio.
Mesmo que isso pareça estranho aos iluminados funcionários, o povo conhece o frio e a chuva desde tempos imemoriais. E também sabe que no Inverno a probabilidade de ventos fortes e aguaceiros é bastante alta.
Por favor, não nos alertem para o óbvio. Vão fazer qualquer outra coisa que tenha verdadeira utilidade.

Quem nos salva da banalização dos alertas laranja?

.

2 comentários:

Fernando Torres disse...

Talvez seja para nos manter fechados em casa...

César Ramos disse...

(...)Poderá ser um alerta contra o potencial perigo de os laranjas ganharem as próximas
legislativas...

Cumpts.
César