sexta-feira, novembro 30, 2012

Eu sou um dos contemplados






Governo saca mais 421 milhões a reformados



Medida aplica-se às reformas a partir de 1350 euros e vai abranger cerca de 8% dos reformados, a maior parte dos quais são da CGA. O encaixe anual desta taxa ronda os 421 milhões de euros.
A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) que vai ser aplicada a todas as reformas de valor superior a 1350euro irá fazer com que cada reformado atingido entregue ao Estado cerca de 1550euro por ano. O impacto global da medida rondará os 421 milhões de euros em 2013.
A partir de janeiro do próximo ano, a taxa contributiva que até agora apenas era paga por quem tinha pensões acima de 5 mil euros mensais, vai estender-se a todos os reformados quando o valor somado das várias pensões que recebem excede os 1350euro.

Jornal de Notícias 30.11.2012

________

EU SOU UM DOS CONTEMPLADOS
vou levar com um "corte de cabelo" de 10% na pensão.
Mas não me queixo, acho que tem que ser (a histeria do Bagão Felix não lhe fica bem).
Ensinamentos desta notícia: 
- A maioria dos pensionistas que auferem mais de 1350 euros provêm do funcionalismo público
- Esta razia vale 420 milhões de euros
- 92% dos pensionistas fica a salvo, ainda bem

.

quinta-feira, novembro 29, 2012

Prezadas personalidades




Um grupo de personalidades portuguesas entregou uma carta aberta a pedir a demissão de primeiro-ministro Passos Coelho.
O ex-Presidente da República, Mário Soares, é o primeiro subscritor da carta que é assinada por várias figuras públicas dos mais diversos quadrantes da sociedade.
Além de Mário Soares, subscrevem a carta nomes como Álvaro Siza Vieira, Adelino Maltez, Valter Hugo Mãe, Pilar del Rio, Vítor Ramalho, bem como os deputados socialistas João Galamba, Inês de Medeiros, Pedro Delgado Alves e Pedro Nuno Santos.
O documento, que foi entregue esta quinta-feira ao primeiro-ministro com cópia para Cavaco Silva, exige que Passos Coelho retire, do actual estado em que o país se encontre e depois da aprovação do Orçamento para 2013, “as consequências políticas que se impõem, apresentando a demissão ao Senhor Presidente da República, poupando assim o país e os portugueses ainda a mais graves e imprevisíveis consequências”.
Os signatários da carta consideram que “os eleitores foram intencionalmente defraudados”, uma vez que as medidas previstas no programa eleitoral do PSD e no programa de governo foram excedidas, como reproduz o Orçamento do Estado do próximo ano.
Para os que exigem a demissão de Passos Coelho, o OE 2013 é “iníquo, injusto e socialmente condenável” e traduz uma política “está a fazer caminhar o país para o abismo” e a acabar com “toda e qualquer esperança”.
Jornal "I", 29.11.2012

Prezadas personalidades,
como vivemos em democracia (lembram-se?), o melhor é tratar de preparar uma alternativa de governo capaz de convencer os portugueses, em vez de repetir a lengalenga dos malefícios da austeridade.

Não há cão nem gato que não nos explique aquilo que já todos sabemos, que a austeridade reduz o poder de compra e que isso leva ao fecho de certas empresas e que portanto aumenta o desemprego. Mas cabe perguntar se essas empresas e esses empregos só existiam com base no endividamento galopante do Estado que costumava acontecer.

Qualquer pessoa vê isso. O que é preciso é alguém que apresente uma solução política e de governo que convença os portugueses que, sem endividamento e sem austeridade, garanta os níveis de emprego anteriores à crise (é bom não esquecer que o desemprego aumentou constantemente mesmo antes de a crise se iniciar).

.
.





quarta-feira, novembro 28, 2012

O tempo de antena de Balsemão

.



Imediatamente antes do noticiário das 19 (não sei de outros também), a SIC Notícias apresenta de supetão uma espécie de videoclip com imagens de manifs, greves e cargas policiais, onde projecta uma imagem catastrófica do país.
Não se sabe a que propósito vem o interludio nem de quem é a responsabilidade editorial. Começa e acaba como se fosse um fenómeno natural.
Uma manipulação vergonhosa.
O velho senador não suporta a ideia de ter mais um concorrente com a privatização da RTP.



.

segunda-feira, novembro 26, 2012

UM EXERCÍCIO INTERESSANTE

.




UM EXERCÍCIO INTERESSANTE
consiste em comparar a posição relativa, de cada país, nestes dois quadros publicados hoje pelo Jornal de Negócios.
Por exemplo, os três mais bem classificados em crescimento estão entre os quatro que menos gastam em apoios sociais em relação ao PIB. 

Causa ou consequência ? O que explica a correlação ?

sábado, novembro 24, 2012

Uma descoberta recente

.










Igreja de S. Pedro em Santiago do Cacém.



.

sexta-feira, novembro 23, 2012

O boneco explica quase tudo

.




O BONECO EXPLICA QUASE TUDO
às vezes oiço perguntar como é que chegámos onde estamos
De 2001 a 2011 as pessoas que fora trabalhar de carro passaram de 45,7% para 61,6%. Os carros e os combustíveis são importados, certo ?
Em 2011, 73% dos portugueses, em vez de inquilinos, eram proprietários das suas casas e 42,9% deles ainda estavam a pagá-las. Os bancos que lhes emprestaram o dinheiro foram pedi-lo lá fora, certo ?
Em 2011 só 42% dos portugueses tinham emprego e estavam a produzir.
Assim não dá.


.

quarta-feira, novembro 21, 2012

Sindicalismo e evolução

.



AO CUIDADO DE ARMÉNIO CARLOS
e das suas tão fluentes certezas

Estes dados publicados pelo Expresso no dia 17 de Novembro são aterradores para quem dedicou alguns anos de vida ao sindicalismo.
É raro serem mencionados e ainda mais raro serem discutidos e analisados.
Esta hecatombe do sindicalismo português deve-se aos muitos erros cometido, o maior dos quais foi a partidarização do trabalho sindical bem patente na cisão que deu origem à CGTP e à UGT.



.

segunda-feira, novembro 19, 2012

Rui Tavares falha arremesso de adjectivo




Cobardes foram as pessoas que, terminada a manifestação, ficaram a assistir ao espectáculo das pedradas durante uma hora e meia, proporcionando refúgio e "enquadramento popular" aos arruaceiros. Provavelmente desejando, mas não se atrevendo, ao arremesso mas delegando noutros de cara tapada. Se essa gente se tivesse retirado do local provavelmente os apedrejamentos teriam cessado num ápice. 
Mas esses "inocentes" não conseguiam prever que, dadas as circunstâncias, mais minuto menos minuto, haveria uma carga policial ? Julgavam que a carga policial, quando acontecesse, iria ser feita com punhos de renda (em que paraíso celestial há cargas policiais desse tipo?)
A geração do Rui Tavares vive provavelmente com a nostalgia romântica das grandes resistências, ouviram contar aos pais e aos avós com que riscos se enfrentou em tempos verdadeiras cargas policiais de um estado verdadeiramente repressivo.
Para satisfazer tal nostalgia o artigo pretende insinuar que vivemos num estado policial que suspendeu as liberdades públicas.
Num país onde os ministros são insultados na rua impunemente, onde o parlamento é cercado dia sim dia não com ameaças de incêndio, esta tese é pelo menos ridícula.
Mas acima de tudo é um branqueamento revoltante do fascismo que Rui Tavares, ao menos como historiador, devia saber o que é.


.

O efeito dos telejornais no PIB



AINDA UM DIA
a ciência económica vai saber calcular o impacto dos telejornais no PIB.
Uma sociedade em que as televisões, e não só, repetem durante anos, dia após dia, hora a hora, variações das mesmas dificuldades, pobrezas, falhas, insinuações, enviesamentos e deturpações pode alguma vez ter esperança e levantar a cabeça ?
Se não se busca a compreensão dos fenómenos e apenas o aparato, se não se cuida mínimamente do rigor, se se escamoteia ou desvaloriza as poucas coisas que, ainda assim, podiam animar as pessoas, então pode falar-se de um comportamento éticamente inadmissível.

terça-feira, novembro 13, 2012

A PRENDA DA MERKEL




Estou em condições de divulgar, em esclusivo, a fotografia da prenda que Merkel trouxe a Passos Coelho na sua recente visita a Lisboa.
Para além do simbolismo que encerra pode também ser usada por PPC sempre que se deslocar aos mercados, como amuleto.
Era a isto que se referia o conselheiro de Estado Luís Filipe Menezes quando afirmou: "o sinal que a senhora Merkel ontem passou ao mundo e aos mercados vale mais do que mil manifestações em Portugal"

segunda-feira, novembro 12, 2012

Merkelfobia

.

.

Recordações de Riga









Arquitectura em Riga, Letónia.

sexta-feira, novembro 09, 2012

Mercado da imitação na China tem 'BlockBerry', 'Goophone' e 'Samsing'

.




Só existe um lugar do mundo onde o presidente Barack Obama é o garoto propaganda do "BlockBerry Whirlwind 9500", em que há lojas "Dolce & Banana" e "Apple Stoers", e onde os turistas conseguem visitar, em apenas um dia, o Corcovado, o Taj Mahal e as Cataratas do Niágara. A China é o reino da imitação. Elevada a status de irreverência e arte, a cultura da falsificação ganhou no país o nome de shanzhai.
(ler o resto do artigo AQUI)

quarta-feira, novembro 07, 2012

Austeridade destrói economia




‎7 de Novembro de 1983

Também o Governo do Bloco Central, liderado por Mário Soares, com a sua austeridade destruía a economia

.

domingo, novembro 04, 2012

Era uma vez um país com portagem à entrada e à saída



Em 1983 Mário Soares até inventou uma espécie de portagem na entrada e saída do país

sábado, novembro 03, 2012

Autofagia


Autofagia já vem de longe

sexta-feira, novembro 02, 2012

2 de Novembro de 1983 - Parece impossível



2 de Novembro de 1983
Um ministro socialista, do governo de Mário Soares, empurra os desempregados para a emigração.
Parece impossível


.

IRS regressa às origens (1989)




IRS regressa às origens (1989)
Um quadro comparativo interessante publicado no Expresso.

quinta-feira, novembro 01, 2012

A Negação



A negação é um termo muito utilizado, no senso comum e no campo profissional, como um dos mecanismos de defesa utilizado pelo sitema psíquico para lidar com eventos caracterizados pela adversidade.
Mas limitar-mo-nos a culpar genéricamente a Merkel, o FMI, os bancos e o neoliberalismo é apenas uma forma de fugirmos ao encarar da nossa responsabilidade na construção do nosso próprio futuro.
Não nos levará a parte alguma.


.