terça-feira, agosto 10, 2010

Há gente muito ingrata

.


Foram 72 as reformas acima dos 5 mil euros brutos mensais atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) desde Setembro do ano passado. Tendo em conta a contagem realizada pelo i, e que inclui já os funcionários do Estado e entidades públicas que vão passar à reforma a partir de Setembro, no último ano 72 pensionistas passaram a receber mensalmente mais de 5030,64 euros. O valor corresponde ao limite que resulta da aplicação da nova lei da Segurança Social para a fixação das reformas dos trabalhadores do sector privado.

Apesar de o governo garantir que o tecto de 5030 euros introduzido para a Segurança Social já se aplica também aos beneficiários da Caixa Geral de Aposentações, o certo é que só este ano reformaram-se 51 trabalhadores com pensões acima deste patamar, oito dos quais chegam a auferir por mês mais de 6 mil euros. Em termos homólogos, nos primeiros nove meses do ano, registaram--se mais 11 casos de reformas milionárias do que em igual período de 2009, o que representa um crescimento de cerca de 23% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.

Os juízes e magistrados lideram em número a lista das pensões acima de 5 mil euros. De acordo com o levantamento feito pelo i junto da lista de pensionistas da CGA, desde Janeiro de 2008 até Setembro deste ano foram atribuídas mais de 140 pensões com valor superior aos 5030 euros brutos. Do total, mais de metade corresponde a aposentações de magistrados, incluindo juízes e procuradores.

Conclusão: os procuradores são uns ingratos. Nem com as benesses desistem de perseguir o nosso generoso primeiro-ministro.

,

1 comentário:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Fernando,

Estás a esquecer que, em 2009, 97% dos Juízes avaliados obtiveram classificações de "Bom", "Bom com Distinção" ou "Muito Bom", e nenhum dos outros 3% teve a classificação de "Medíocre", pelo que estas reformas, se são injustas, é por serem inferiores ao que eles merecem!

Quanto ao recordista Daniel Sanches, se dúvidas possam ter havido àcerca da sua honorabilidade por, enquanto Ministro da Administração Interna, ter adjudicado o concurso público para equipar as forças de segurança com uma rede de telecomunicações dedicada que, estranhamente, só teve um concorrente, que, estranhamente, era a empresa de onde ele vinha antes de entrar para o Governo e para onde regressou depois de sair, essas dúvidas dissiparam-se completamente quando o Dr. António Costa, que lhe sucedeu no Ministério, confirmou a adjudicação depois de pensar melhor no assunto!

Por falar nisso, graças a Deus que o Governo salvou o BNP da falência com o dinheiro dos contribuintes para evitar o chamado "risco sistémico" no sistema financeiro nacional, ao invés do que fez com os gananciosos depositantes do BPP, que, se foram burlados por produtos financeiros enganosos vendidos publicamente sem qualquer restricção do BP ou da CMVM, foi porque estavam mesmo a pedi-las ao investir no banco que lhes oferecia taxas de juro mais altas!

E casaram, e foram muito felizes, e tiveram muitos filhos... (os partidos do bloco central, quero eu dizer)