segunda-feira, agosto 30, 2010

Chico fininho

.

Pequim, 28 ago (Lusa) – As dezenas de milhar de fãs que acorreram na sexta-feira à noite ao “Concerto dos Heróis do Rock Chinês”, no monumental Estádio dos Trabalhadores, em Pequim, não foram apenas ver e ouvir os seus ídolos.
Ao longo de três horas e meia, eles cantaram com os grupos que iam desfilando pelo palco, celebrando juntos uma música que durante muitos anos esteve banida na China.
Foi um dos maiores espetáculos do género no país, que reuniu as principais figuras do rock chinês, entre as quais o chamado “Bob Dylan da China”, Cui Jian, fundador da primeira banda chinesa, em 1984.
Uma semana antes, os bilhetes mais caros – no valor de 2010 yuan (230 euros), o equivalente a mais do dobro do salário mínimo em Pequim – já estavam esgotados e o os mais baratos – 180 yuan (20 euros) – também.
A assistência, de várias gerações, parecia saber de cor a letra de todas as canções e identificava as músicas assim que soavam os primeiros acordes.
O clamor e as vozes do público só deixavam de se ouvir nos momentos mais “heavy metal”, quando a percussão e as guitarras elétricas abafavam tudo.
“O rock significa liberdade, afirmação individual, energia e persistência”, afirmou um antigo músico da banda de Cui Jian a um jornal chinês.

Também os chineses têm o seu "heróico" chico fininho, ou seja, chino fininho.

.

Sem comentários: