sábado, dezembro 19, 2009

O Carnaval dos Hospitais

.

Portugal não assegurou a possibilidade de reduzir a encomenda de vacinas contra a gripe A ou de devolver as que sobrarem no contrato que fez com o laboratório GlaxoSmithKline (GSK), segundo fonte governamental e da própria farmacêutica. Por isso, corre agora o risco de ficar com milhões de doses por usar... e muitos milhões de euros de prejuízo.
No total, o País gastou 45 milhões de euros em seis milhões de doses e desde 26 de Outubro e até à semana passada tinham sido usadas apenas 240 mil. Mesmo que por mês, até Março, se consiga vacinar igual número de pessoas ficam cinco milhões de vacina prateleira - o que corresponde a mais de 30 milhões de euros de prejuízo.

DN 19.12.2009

Estava escrito nas estrelas, como diz o outro. Estava-se mesmo a ver, e eu disse-o, desde o primeiro dia.
Na sociedade moderna, em que os políticos vivem apavorados com a hipótese de perder qualquer combóio mediático, este tipo de equívocos tende a repetir-se.
Claro que ninguém será responsabilizado por mais este rombo no orçamento, nem sequer a sonsa da ministra que ainda há quem considere um modelo de eficácia.

É o Carnaval dos Hospitais fora de época.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que se estava mesmo a ver!
Primeiro a nível internacional e em plena crise económico-financeira, com o "Apocalipse" a servir de tal modo os interesses dos grandes grupos farmacêuticos que até parecia feito de encomenda....
Logo, a nível nacional, em plena campanha eleitoral, para desviar a atenção de outras epidemias bem mais reais e dar uma aparência de prontidão de serviço ao SNS e de eficáciaa a uma ministra que toda a gente sabe foi lá posta apenas para, à sorrelfa, ir ao encontro dos desejos das corporações da saúde.