domingo, dezembro 27, 2009

China em alta velocidade

.

A nova estação em Wuhan, China

PEQUIM — A China inaugurou neste sábado o que apresentou como a viagem de trem mais veloz do mundo - uma composição que liga as cidades de Guangzhou e Wuhan com uma volocidade média de 350 quilômetros por hora.
O trem superveloz reduz a viagem de 1.069 quilômetros a três horas, uma diminuição de mais de sete horas e meia em relação ao tempo de viagem anterior, informou a agência oficial Xinhua (Nova China).
"O trem pode alcançar 394,2 km/h, é o trem mais rápido em operação no mundo", declarou Zhang Shuguang, diretor da agência de transportes ferroviários.
Como comparação, a média do trem de alta de velocidade no Japão é de 243 km/h, enquanto na França fica em 277 km/h.
.

1 comentário:

Luís Bonifácio disse...

A velocidade média de um comboio de alta velocidade depende de vários factores que em nada têm a ver com o equipamento em si.
A velocidade média depende do nº de paragens na linha, e sobretudo do nº de composições em operação simultaneamente.
Por exemplo o TGV atlantique tem de velocidade máxima operacional cerca de 500 km/h (Atingiu já perto de 600), mas para operar a esta velocidade, a margem de segurança (distancia entre comboios) teria que ser de mais de 150 km. O n.º de comboios na linha Paris-Bordeus impede a utilização destas velocidade, pelo que a velocidade média nesta linha é de 350 km/h.