quarta-feira, maio 04, 2005

O mal





O Mal

por Miguel Poiares Maduro



Fui ver A Queda e gostei. Trata-se do muito discutido filme sobre os últimos dias de Hitler no seu bunker em Berlim. Alguns criticam uma hipotética humanização de Hitler no filme. Não estou de acordo. O filme demonstra que Hitler é humano mas isso é bem diferente de o humanizar. Não nos suscita compaixão por ele. Apenas nos demonstra que Hitler é também "um de nós". E isso é o que o filme tem de perturbador e importante. É que só reconhecendo Hitler como humano podemos entender como é que ele foi possível e impedir a sua repetição. O filme permite-nos reflectir sobre a natureza do mal. O mal que se manifesta na figura de Hitler mas também o mal muito mais disperso e difuso que permitiu Hitler e o nazismo.

(leia o resto do texto clicando aqui)

1 comentário:

Unknown disse...

Há uma certa tendência para personificar "O Mal" em Hitler.
Não concordo de nenhuma forma com esta atitude. Hitler era um político criminoso, dos piores, mas era um ser humano, e como tal o devemos considerar, quanto mais não seja para não cairmos noutra.
Depois isto de colocar Hitler a personificar "O Mal" iliba outros tão maus ou piores.
Por exemplo, Leopoldo II, Rei dos belgas deve ter batido amplamente Hitler em número de mortos tendo reduzido numa dezena de anos a população do Congo a menos de metade. E, no entanto, Hitler personificaria o mal e quanto a Leopoldo II nem o Estado Belga lhe reconhece a qualidade de criminoso...