domingo, dezembro 29, 2013

Os Ricos da Cultura




Os “ricos da cultura” são fácilmente reconhecíveis pois arrotam erudição e citações a propósito e a despropósito.
Ser culto é obviamente desejável. A cultura deveria sempre significar uma maior abertura e um aperfeiçoamento de quem a ela acede mas, em vez disso, é usada pelos “ricos da cultura” como instrumento de discriminação e mesmo de depreciação dos outros. Em vez de abrir pontes e horizontes justifica preconceitos e fanatismos.
Tal como os ricos do dinheiro os “ricos da cultura” não tiveram, na maior parte dos casos, qualquer mérito na obtenção do seu estatuto. Nasceram em famílias dadas à cultura, ou de intelectuais, e beneficiaram de outras oportunidades que não estão à disposição da generalidade dos cidadãos. A sua condição de pessoas cultas era praticamente inevitavel, independentemente das suas qualidades pessoais.
Os “ricos da cultura” têm, como os outros ricos, os seus clubes privados com reserva de admissão e os seus próprio códigos e etiquetas.
Os “ricos da cultura”, na sua infinita auto-estima, esquecem-se de que o saber humano é uma herança indivisa recebida dos milénios. Que só faz sentido quando é posta ao serviço da comunidade.

Sem comentários: