quinta-feira, janeiro 17, 2013

O Sr. Lavadinho

.






O Sr. Lavadinho
fica chocado por causa de um aumento de renda dos 20 euros actuais para 125 euros, aplicado a um inquilino que tem um rendimento mensal de 800.
No entanto o Sr. Lavadinho não cuida de saber qual é o rendimento do senhorio que andou a receber 20 euros por mês, durante um ror de anos, em troca da cedência duma casa em Alvalade de que é (será?) proprietário.
A actual lei do arrendamento, feita pelo nosso governo de direita, também não se preocupa com o rendimento do senhorio, só prevê facilidades para os inquilinos com rendimentos abaixo de cinco salários mínimos (transferindo no entanto o encargo de os proteger para o senhorio).
A história do arrendamento em Portugal é um dos aspectos mais negros do nosso regime democrático (e dos partidos de esquerda em particular).
Milhares de portugueses, nomeadamente pequenos comerciantes, trabalharam toda a vida para comprar imobiliário e, com ele, garantir uma espécie de reforma na velhice (sei do que estou a falar pois tenho vários casos na família).
Impedidos de aumentar as rendas e sujeitos a períodos de vários anos de inflacção entre os 20 e os 30%, foram literalmente reduzidos à miséria, em muitos casos deixando de ter meios para garantir dignamente a sua própria subsistência.
Num momento em que tantos arrancam os cabelos perante o risco de verem as suas pensões reduzidas, penso ser importante chamar a atenção para a indiferença com que a espoliação acima descrita foi aceite pela sociedade portuguesa.

.

1 comentário:

Maria disse...

O limpinho pensa pouco. E quando pensa, pensa mal...

;)