quinta-feira, julho 23, 2009

China vai usar reservas cambiais para comprar empresas no estrangeiro

.



A China vai utilizar as suas reservas de moeda para acelerar a sua presença internacional através da aquisição de empresas, revelou esta semana o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, segundo o "Financial Times".

O gigante asiático é o maior detentor do mundo de reservas cambiais. Em declarações aos diplomatas chineses, proferidas segunda-feira à noite, Wen Jiabao explicou que o objectivo é o país começar a desfazer-se de parte dessas divisas para reforçar a presença chinesa fora das fronteiras nacionais.

“Devemos apressar a implementação da nossa estratégia de ‘saída’ para o exterior e combinar a utilização das reservas cambiais com a ‘saída’ das nossas empresas”, afirmou Wen Jiabao aos diplomatas, citado pelo FT.

O primeiro-ministro afirmou ainda que Pequim quer que as empresas chineses aumentem a sua quota de mercado nas exportações mundiais.

“Esta é a primeira vez que ouvimos uma articulação oficial desta política de apoiar directamente as empresas na aquisição de activos além fronteiras”, afirmou ao FT o economista-chefe do HSBC para a China, Qu Hongbin.

O investimento directo da China em activos não financeiros estrangeiros passou de 143 milhões de dólares (cerca de 100,95 milhões de euros) em 2002 para 40,7 mil milhões de dólares no ano passado (aproximadamente 28,73 mil milhões de euros).

Jornal de Negócios 22.07.2009
.

Sem comentários: