terça-feira, agosto 23, 2005

Quem diz que a história não se repete?!

A implantação da Républica



Terminou no Domingo passado a LISBOAPHOTO2005.

Não é de ânimo leve que se percorrem as fotografias de Joshua Benoliel.

Perante elas revivemos cenas da nossa infância onde as vivências que as imagens mostram nos foram transmitidas pelos nossos pais e avós, quer nas histórias que nos contavam quer em muitos dos seus hábitos e princípios.

Há uma sensação familiar ao sermos confrontados, literalmente cara a cara, com um país intrinsecamente rural e bisonho muito mais preparado para Fátima do que para a Republica. E o que é arrepiante é apercebermo-nos de que se “lavássemos a cara” aos figurantes e modernizássemos tecnològicamente o cenário, teríamos o país de hoje.

Tocou-me especialmente a fotografia dos lisboetas anónimos apinhados num automóvel que conduz um oficial da marinha durante a revolução republicana.

Tal como em 1910, também no 25 de Abril os lisboetas anónimos subiram para as chaimites e vitoriaram os militares que lhes abriam a porta para um mundo maravilhoso onde os desejos de cada um se iam finalmente realizar!
Tal como em 1910, também em 1974 se criou nas massas uma enorme onda de expectativa que serviu de alavanca para as alterações da super-estrutura politica; tal como então, na ausência de um projecto social e politico coerente, rapidamente se aprofundou o fosso entre os novos senhores da politica e a sociedade.

Quem diz que a história não se repete?!


Greve na CUF

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive a mesma sensação.
E já agora, deixem-me recomendar a leitura de O Milagre Segundo Salomé, do José Rodrigues Miguéis.
A história passa-se no final da 1ª Republica (no dealbar de Fátima e do Salazarismo).
Está lá tudo, nem é preciso ler os jornais...