sexta-feira, fevereiro 22, 2013

A saga das rendas

.




Deve haver poucos "lobbys" mais eficazes do que o dos inquilinos: conseguiram boicotar todas as tentativas de normalizar o arrendamento, desde o tempo de Durão Barroso. 
Não são por certo os velhinhos com reformas baixíssimas a morar em casas degradadas que fazem tal pressão. A maior parte da classe política e dos grupos socio profissionais mais bem instalados (advogado, médicos, etc) mora, ou tem familiares que moram, ou tem escritórios situados em zonas como Avenidas Novas, Bairro Azul , Alvalade, Guerra Junqueiro, etc. etc. a pagar rendas antigas por casas excelentes. E a esses sim, a nova Lei vai tocar a doer. Porque os inquilinos de facto necessitados estão protegidos: idosos e deficientes não podem ser despejados; com carência económica têm os aumentos condicionados pelo rendimento o que significa que podem não sofrem aumento nenhum. 
Os que hipócritamente clamam no PS são os mesmos que quando toca às casas municipais sabem bem aumentar as rendas e pôr na rua quem não justificar com o seu rendimento aquilo que paga.


PS quer que seja dado apoio jurídico aos inquilinos


.

Sem comentários: