Pequim inaugurou o maior terminal aeroportuário do mundo.
O novo edifício foi concebido pelo arquitecto britânico Norman Foster e custou 2,7 mil milhões de dólares (1,77 mil milhões de euros), sendo a maior estrutura coberta do mundo.
O arquitecto britânico criou a obra à semelhança de um dragão gigante, com uma longa cauda e clarabóias de formato triangular que lembram as escamas da mítica criatura e permitem aproveitar ao máximo a luz natural e conservar o calor.
Foster utilizou vidro e aço para a estrutura em forma de "I" e recorreu à alta tecnologia para unir elementos arquitectónicos tradicionais chineses, como as colunas vermelhas e o tecto curvilíneo dourado que evocam os palácios imperiais da China.
A estrutura colossal é mais uma obra de escala e números impressionantes, das várias que a China tem vindo a construir para modernizar a capital chinesa para os JO de Pequim.
O edifício estende-se por 3,25 quilómetros e ocupa 986 mil metros quadrados, o equivalente a 170 campos de futebol.
As pistas estão desenhadas para receber o A380, o gigante da construtora aeronáutica europeia Airbus, e o controlo das bagagens é realizado pelos sistemas de tecnologia mais avançada.
Nas instalações, os passageiros terão acesso a mais de 64 restaurantes chineses e ocidentais e mais de 90 lojas, e poderão chegar ao centro da cidade através de um comboio de alta velocidade.
O terminal levou quatro anos a ser construído, com 50 mil operários a trabalhar na obra.
Três pessoas morreram na construção, confirmaram as autoridades chinesas.
O mega-terminal vai permitir um trânsito de 76 milhões de passageiros por ano, ultrapassando os 53,7 milhões que circularam em 2007 pelo aeroporto de Pequim, um dos dez mais movimentados do mundo.
Que os novembristas vão pregar para outra freguesia !
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*A data que celebramos *
*com toda a força da nossa alma*
*Lamentamos muito mas não há nenhuma fotografia ou imagem que exprima com
verdade a inesquec...
Há 25 minutos
3 comentários:
Só o edifício custou 1.7 mil milhões de aéreos?
Isso quer dizer que o novo aeroporto de Pequim é bem capaz de custar menos que o da OTA (Em Euros por passageiro)
O sono europeu é profundo, Fernando...
Pelos vistos está na moda que a Europa está a dormir... Deve ser a nova "esquerda decadente".
Deve ser por isso que adormeceram o arquitecto do tal aeroporto... Ou então nacionalizaram-no chinês... Ou então a EADS, a empresa que controla produção do Airbus 380 (que o tal novo aeroporto até vai poder receber) foi comprada por aqueles novos bilionários chineses... Ou então transferiram Toulouse para lá dos Himalaias.
Faz-me lembrar a expressão do povo português que diz "Para Inglês ver"... Agora na China devem dizer "Para Europeu ver". E, pelo sim pelo não, encomendam algumas das suas maiores obras a arquitectos europeus. Mas antes devem-nos por a dormir. E, entretanto, sempre cá vão comprando umas centraizitas nucleares. Para ver se acordamos...
Não há pachorra!
Guilherme da Fonseca-Statter
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