sexta-feira, abril 21, 2006

Um mundo (in)diferente


Guilin, China, 21 de Abril de 2006.

Passei o dia, de barco e de carripana, por entre as espantosas colinas do rio Li perto da cidade de Guilin.

Parece que toda esta regiao, anteriormente no fundo do mar, emergiu ha' milhoes de anos e a chuva e o vento esculpiram as caprichosas formas que ladeiam o rio ao longo de muitas dezenas de quilometros.

Ao fim do dia passeava-me nas ruas, sempre apinhadas e agitadas, pensando como tudo e' diferente da ideia que eu tinha antes de ca' chegar. A maior parte dos portugueses nunca ouviu sequer falar de Guilin e no entanto na cidade e nos seus arredores agitam-se e teimam quatro milhoes de chineses, indiferentes a essa indiferenca.

Numa enorme praca um Hotel, que ja' figura no Guiness dos recordes, despeja entre as 9:30 e as 9:40 milhares de litros de agua pelos seus 11 andares abaixo criando assim a maior cascata artificial do mundo. O povinho junta-se no local para apreciar este numero de circo e beneficiar do fresco que ele liberta.

Depois la' vieram os omnipresentes "mercadillos" de rua, como diz o guia, e a sensacao de absoluta necessidade de fugir das multidoes que sempre nos envolvem.

Tambem a China e' um fundo do mar que emerge inexoravelmente.

Hu Jintao, ainda ontem o vi na CNN, diz que a China e os States partilham muitos interesses e que em conjunto vao derrotar o terrorismo, o que tambem pode significar que vao conjuntamente policiar o mundo.

Ate' quando se mantera' esta concordia entre rivais ?

Sem comentários: