quinta-feira, julho 13, 2006

Barcelona e Lisboa



Numa viagem recente a Barcelona, cidade de que gosto imenso, constatei de novo a enorme vitalidade que a caracteriza.

Por razões particulares fui forçado a tomar consciência da importância, para a capital da Catalunha, de ser detentora do porto de partida e de chegada de inúmeros cruzeiros no Mediterrâneo. Por esse facto Barcelona consegue permanências mais longas de todos aquelas que se preparam para embarcar ou que desembarcam no fim do cruzeiro.

Foi por isso que me interroguei sobre o papel que Lisboa poderia vir a ter como ponto de partida e de chegada de cruzeiros que percorressem o Norte de África, as Canárias, a Madeira e os Açores. Tanto quanto sei essa fórmula tem sido pouco explorada.

No meio destas divagações sou sempre levado a comparar Lisboa e Barcelona, tentando compreeder como se distribui o peso dos atractivos turísticos entre elas.

Barcelona conseguiu criar uma imagem merecida de grande urbe turística com base na sua intensa vida cultural, na sua riqueza arquitectónica, nas suas grandiosas avenidas, no seu inteligente aproveitamento da frente de mar, no seu cosmopolitismo e enorme animação de rua potenciados pela realização de grandes eventos desportivos e culturais. É verdade que tudo isso é facilitado pela inserção numa região muito desenvolvida e muito menos periférica do que Lisboa.

Embora eu seja um grande admirador de Barcelona quero, como lisboeta, listar aquelas coisas que eu acho serem as vantagens da minha cidade.

- Se Barcelona é uma cidade com a tónica na "Arte Nova" Lisboa, por seu lado, é uma cidade do barroco com os seus incontáveis palácios, conventos e igrejas.

- Os bairros antigos são muito mais extensos e interessantes em Lisboa (Alfama e o Bairro Alto, por exemplo, quando comparados com o Barrio Gótico)

- Lisboa está implantada num relevo muito mais "dramático" que cria vistas e miradoiros por todo o lado.

- Lisboa possui as calçadas empedradas, os eléctricos, os elevadores e os azulejos que lhe dão um carácter inconfundível (alguém me disse que Barcelona tem muita mais coisas que podiam ser em qualquer outra cidade da Europa central)

- Os monumentos ligadas à espantosa história marítima de Lisboa em Belém, e o que eles representam, têm um encanto sem paralelo em Barcelona.

- Lisboa tem duas pontes que são das maiores do mundo e que contribuem para uma cenografia grandiosa onde é possível olhar a cidade.

Em suma, temos uma excelente "matéria prima" que não pode ser considerada inferior à de Barcelona. Só falta os lisboetas tomarem as atitudes e as decisões correctas para fazer valer a sua cidade.

Sem comentários: