tag:blogger.com,1999:blog-7244767.post5217253570664033182..comments2024-03-10T09:08:09.651+00:00Comments on DOTeCOMe...o Blog: Claro como a águaF. Penim Redondohttp://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-7244767.post-85708608278849138032010-09-02T16:13:47.823+01:002010-09-02T16:13:47.823+01:00Olá Rosa!
De facto, aquilo que numa perspectiva m...Olá Rosa!<br /><br />De facto, aquilo que numa perspectiva micro-económica a publicidade procura fazer é transformar um mercado competitivo, em que os consumidores usufruem de preços baixos meramente à custa de compararem preços e comprarem ao fornecedor de preço mais baixo, num mercado monopolista, em que os consumidores (sentem que) não têm alternativa e só compram ao único fornecedor, que pratica preços mais altos para maximizar o seu lucro.<br />Ou seja, transformar uma economia de mercado numa economia monopolista que gera menos riqueza (os preços são mais altos e a actividade económica mais reduzida, obviamente), e maior assimetria na distribuição de riqueza (o monopolista tem mais lucro do que o agregado de fornecedores do mercado concorrencial teria, e os consumidores têm menos poder de compra por causa dos preços mais altos).<br />Por isso é que nos capitalismos mais puros e duros (nos EUA), o papel mais importante que o Estado desempenha na economia é o de garantir a concorrência.<br />Na economia de mercado os consumidores têm mais poder do que habitualmente pensam, porque são eles que escolhem a quem entregar o seu dinheiro, a quem enriquecem.<br />Se se abstêem de usar esse poder e se deixam ir nas cantigas do marketing, é mais por culpa deles do que do sistema, ou de quem, no sistema, aproveita esse facto para enriquecer à custa deles...<br /><br />Um abraço,<br /><br />PS: No Dia é mais barata do que no Lidl...Manuel Vilarinho Pireshttps://www.blogger.com/profile/11951835330952010496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7244767.post-9692135779635304622010-09-02T13:02:17.360+01:002010-09-02T13:02:17.360+01:00Olá, Manuel!
A epidemia das marcas causa-me alergi...Olá, Manuel!<br />A epidemia das marcas causa-me alergia. Perante as avalanches do marketing eu costumo reagir com tal desconfiança que corro o risco de até ser "injusta" com os produtos em causa!<br />Mas percebo bem porque é que isto acontece: é que havendo cada vez mais bens disponíveis no mercado e não sendo infinito o universo dos consumidores, todos os produtores de qualquer coisa procuram maneira de captar o nosso interesse.<br />E sendo assim, já que Portugal vive neste mundo, talvez não fôsse má ideia criar umas marcas globais que vendessem bem os nossos produtos.<br />A propósito de águas: também sou fã da água de Penacova!<br />Costumo comprar no Lidl, imagino que custa o mesmo que a %DIA.<br />De qualquer modo, não tenho nenhum MiniPreço ao pé de mim!<br />Um abraço<br />RosaRosa Redondohttps://www.blogger.com/profile/17544384205358336125noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7244767.post-43138337741216898032010-08-31T22:27:25.751+01:002010-08-31T22:27:25.751+01:00Já conhecia a história, e acho-a uma ilustração ge...Já conhecia a história, e acho-a uma ilustração genial do consumismo de elite...<br />Não consigo passar nas áreas chamadas de "gourmet" das grandes superfícies sem pensar nela!<br />Porque andam cheias de pessoas que seriam incapazes de comprar um queijo ou um chouriço a um lavrador, mas se prestam a pagar lá fortunas por produtos industriais apenas porque o facto de os adquirirem caros lhes oferece confiança sobre a sua qualidade, mesmo quando compram água da torneira!<br />De qualquer modo, conheço tanto o concessionário, como a fábrica, da água de Penacova, e podes adquiri-la com inteira confiança, se não tiveres vergonha de ser visto num Minipreço...<br />Mistérios da sociologia e, como dizes, do marketing...Manuel Vilarinho Pireshttps://www.blogger.com/profile/11951835330952010496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7244767.post-86826710128729330562010-08-31T21:48:23.364+01:002010-08-31T21:48:23.364+01:00Adenda ao meu comentário anterior:
TAP'DNY é ...Adenda ao meu comentário anterior:<br /><br />TAP'DNY é o nome da tal empresa que podes investigar aqui<br /><br />http://truthinhydration.com/F. Penim Redondohttps://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7244767.post-72296585526323915342010-08-31T21:40:51.033+01:002010-08-31T21:40:51.033+01:00Manuel
não sei se sabes que houve um tipo em Nov...Manuel <br /><br />não sei se sabes que houve um tipo em Nova York que criou um empresa de sucesso precisamente a vender água da torneira.<br />Até já se vende em Portugal se não estou em erro.<br />Como vês para ter uma água global basta o marketing adequado...F. Penim Redondohttps://www.blogger.com/profile/00731930206082899728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7244767.post-75996507125600428542010-08-31T16:35:30.709+01:002010-08-31T16:35:30.709+01:00Fernando,
A água vem de fontes.
A Água de Luso ve...Fernando,<br />A água vem de fontes. <br />A Água de Luso vem das fontes de água no Luso.<br />A capacidade de produção é limitada pelo caudal das fontes.<br />Quando vejo uma "marca global" de água, cheira-me a água da torneira...<br />Seja como for, sugiro-te a "Água de Penacova", captada numa fonte poucos km afastada do Luso, em Penacova, e que é vendida no Minipreço com marca Dia (mas origem identificada) a um preço várias vezes mais barato que a do Luso.<br />Boas bebedeiras (de água, claro)!Manuel Vilarinho Pireshttps://www.blogger.com/profile/11951835330952010496noreply@blogger.com