sábado, janeiro 31, 2015

O berço da civilização de volta à barbarie


A Grécia recebeu um primeiro empréstimo da troika de 110 mil milhões, depois teve um perdão de cerca de metade da sua dívida, seguiu-se um segundo empréstimo de 130 mil milhões. 
Todos esses empréstimos já foram revistos em condições muito mais vantajosas do que os concedidos a Portugal a quem só foram emprestados 78.000 milhões.
Apesar de tudo isto na Grécia um desempregado perde o direito de recorrer ao serviço nacional de saúde três meses depois de ter caído no desemprego.
Uma tal selvajaria só pode ter lugar num país de irresponsáveis governado por uma cleptocracia.

quinta-feira, janeiro 29, 2015

SNIPER AMERICANO




prepare-se para uma experiência emocionalmente dolorosa. E também para se sentir culpado por viver o seu dia a dia como se estas coisas não estivessem a acontecer.
Mergulhamos na retórica do Charlie Hebdo mas, ao mesmo tempo, omitimos os dramas e as amputações dos que metem a mão na massa. Quer pensemos que nos estão a defender ou que são apenas o braço do imperialismo. Mas lá longe.
Desde que o filme acabou não parei de pensar sobre qual das coisas é mais penosa; lutar contra um inimigo que se compreende e respeita, como fizemos na Guiné, ou contra um inimigo que repugna e se odeia.
Não consigo decidir.

quarta-feira, janeiro 28, 2015

Na terra do Sócrates


Na terra do Sócrates
é verdade que a Grécia foi o berço do filósofo mas, em termos de défice público, foi como se tivesse tido dois ou três em simultâneo.
Eu explico. Estes números da OCDE, que referem os anos do consulado do "engenheiro", mostram que se nós vivemos acima das nossas possibilidades então os gregos andaram na estratosfera, com défices duas ou três vezes superiores aos nossos.
Houve certamente muita gente na Grécia a acumular fortunas. Os montantes que entraram naquele país são de tal magnitude que um roubo em larga escala teve sem duvida que acontecer.
O mais caricato é que esses que roubaram, e que deviam agora ser responsabilizados e expropriados, conseguiram transformar um caso de luta de classes numa questão de nacionalismo.
Enquanto o povo grego culpar a Merkel poderão gozar paulatinamente das suas enormes fortunas.

terça-feira, janeiro 27, 2015

FlashBack





Acabei de publicar o livro "FLASHBACK - 300 câmaras em 3 anos" (versão em inglês)

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Retrato pungente da Grécia.




Retrato pungente da Grécia.

País que alguns oportunistas insistem em arvorar como modelo (DN 22.01.2015).

quarta-feira, janeiro 21, 2015

Finalmente cidadãos do mundo



Finalmente cidadãos do mundo
raramente tomamos consciência, e valorizamos, a possibilidade recente de, durante uma vida humana, poder viajar aos quatro cantos do planeta.
Ir a Dublin e Abul Simbel, Cabo Horn e deserto do Sahara, muralha da China e Grand Canyon, Machu Pichu e fiordes da Noruega, dunas de Genipabu e Hymalaia, Varanasi e Mindelo, lago Baikal na Sibéria rio Cacheu na Guiné, etc, etc, numa única vida.
Há poucas décadas nem os mais ricos poderiam fazê-lo.

terça-feira, janeiro 20, 2015

O Reino das Narrativas



O estrondoso desmoronamento do BES e da PT em 2014 constitui uma demonstração incontestável da economia ficcional em que vivíamos.


.

sábado, janeiro 17, 2015

Je suis Birdman


Je suis Birdman

Não gostei do famoso "Babel" do mesmo Alejandro González Iñárritu, por excesso de folclore e coincidências. Mas este Birdman tocou-me, com a angústia e a esquizofrenia de quem, como artista, quer ser reconhecido em vez de famoso. E também a contradição insanável entre os que vivem num mundo de teorias e aqueles que dão o litro mesmo quando só têm sete decilítros e meio. 
É realmente a sina dos actores, mas não só. Está no cerne das nossas vidas.

segunda-feira, janeiro 12, 2015

FANATISMOS

.



Os fanatismos mais notórios são baseados em interpretações de um Livro considerado sagrado. O que está em causa é sempre obrigar os infiéis a um certo grau de pureza.
Mas os fanatismos mais complicados são aqueles que se baseiam em livros inexistentes ou, pelo menos, indeterminados ou ininteligíveis.
Quando o Livro existe sabemos ao menos o que nos exigem e o que rejeitamos.

sexta-feira, janeiro 09, 2015

terça-feira, janeiro 06, 2015

Sociedade do Conhecimento


segunda-feira, janeiro 05, 2015

A matéria é um cérebro imenso



A matéria é um cérebro imenso                 
que o tempo vai sulcando                          

o universo é a memória do tempo              
os planetas são memórias do universo      

as montanhas são memórias dos planetas
as pedras são memórias das montanhas   

os vales são a memória dos rios              
              
as pedras resvalam para os rios                
e são arrastadas para o mar                      
onde rebolam por milhões de anos            
até serem areia                                          

a areia é a memória do mar                       

domingo, janeiro 04, 2015

Cínicos



Cínicos
fazem bicha em Évora para visitar o "engenheiro" na sua cela mas, quando ele estava com dificuldades económicas, depois de ter servido o PS durante anos, não o ajudaram.
Foi por isso que ele teve que recorrer ao seu amigo Santos Silva que se mostrou incansável e presente em todas as circunstâncias.
As dificuldade de Sócrates eram enormes; Basta dizer que além do empréstimo da CGD (120.000 euros) e da oferta da mãe de 75% do valor da venda do apartamento no Edifício Heron (450.000 euros) ainda teve que recorrer repetidamente ao seu amigo Santos Silva.
Ser Ex-PM deve dar muita despesa...

quinta-feira, janeiro 01, 2015

Dados esperançosos para 2015





2015 com um pouco de optimismo como convém
baseado em números e realidades económicas
(um terreno movediço em que as coisas mudam de forma inesperada)