quarta-feira, junho 27, 2012

Congresso Democrático das Alternativas




Congresso Democrático das Alternativas
Nos últimos 30 anos, de vez em quando, aconteceram erupções ou dissidências deste género. Muitas. Todas morreram de inanição, já não são sequer notícia. Porquê? Porque não partem de propostas e utopias. Limitam-se a mastigar vagas ideias de unidade como se fossem panaceia para a renascença de uma esquerda que se deixou cercar pelo anacronismo.

segunda-feira, junho 25, 2012

sábado, junho 23, 2012

Sempre a cortar...

.


O país está cheio deles, pululam nas redacções e enchem os plasmas.

Procuram uma colheita que pulveriza e não se come.
Para cá e para lá, são os corta-relvas.

.

sexta-feira, junho 22, 2012

Estamos a jogar para nulos ?

Para quem pensa que não há esperança na austeridade, leia bem o boletim desta segunda-feira do Instituto Nacional de Estatística sobre o Comércio Internacional de Portugal:
Nos primeiros quatro meses do ano, a taxa de cobertura das importações pelas exportações já vai em 81,8 por cento! Há quantas décadas não acontecia isto?
E se retirarmos os combustíveis e lubrificantes da conta – a dependência do petróleo, o saldo da balança comercial já é positivo em 150 milhões de euros só nestes meses!
Opinião de
José Gomes Ferreira
Subdiretor de Informação SIC



________________________________


Porque será que a Assembleia da República omite estas questões essenciais e continua a glosar o fait-divers e os telefonemas do Relvas ?


quinta-feira, junho 21, 2012

Acabem com a ADSE

.




Cartoon que me ocorreu depois de ler o artigo da VISÃO sobre a ADSE.

domingo, junho 17, 2012

Valha-nos Zeus





Proponho que se faça tantas eleições quantas as necessárias para o SYRIZA ganhar. Só depois disso será possível respeitar a vontade do povo grego. Valha-nos Zeus

O equívoco da "financeirização"



A não perder

sexta-feira, junho 15, 2012

COSMOPOLIS




é um filme em sintonia com o nosso tempo. 
Um selfmade boy percorre, na sua limousine hi-tec, um mundo caótico e violento enquanto a sua fortuna se esboroa no casino global da alta finança.
Cronenberg fala de um mundo demasiado complexo, que reduz a lógica económica a estilhaços, e em que a revolta é apenas um modo de afirmação e não uma alternativa.
O protagonista/capitalista enceta um caminho suicida em direcção ao cadafalso, como quem está cansado de esperar pela morte e vê num eventual algoz uma desesperada via de saída.

terça-feira, junho 12, 2012

MASOQUISMO ou ESQUIZOFRENIA ?




Os jornais fazem questão de nos desmoralizar constantemente, repetindo as desgraças que se abatem sobre os assalariados e contribuintes. Fazem também questão de mandar para a página 41 insignificâncias como o aumento das exportações.
Como se qualquer sinal de esperança devesse ser difícil de encontrar.

Respeitar a vontade dos povos...


.


DN 12.06.2012


Respeitar a vontade dos povos...

Há por aí umas almas caridosas que se excitam imenso quando há eleições na Grécia e clamam para que se respeite a vontade dos povos.
O que ninguém explica é como respeitar ao mesmo tempo a vontade do povo grego e a vontade do povo alemão.


.

segunda-feira, junho 11, 2012

A TIA CLARA




Esta tia, seguindo uma moda recente, tem o arrojo de tratar o povo português como um conjunto de cobardolas. Ela que conviveu toda a vida com ricos e poderosos, e que por isso nunca soube o que era ter medo do dia de amanhã, gostava que os pobretanas se revoltassem para enfeitar umas peças jornalísticas e uma tiradas de revolucionarismo serôdio.
Abomino este tipo de gente.

Finalmente alguém


domingo, junho 10, 2012

After eight

.




O DOTeCOMe Blog faz hoje 8 anos.
Como é que será o "after eight" ?

quarta-feira, junho 06, 2012

DESMANCHA-PRAZERES

.






No entanto, o pessimismo tem limites, uma vez que 21% consideram "nada provável" que Portugal se venha a tornar numa nova Grécia e 37% acham "pouco provável". Do outro lado da "barricada", somam-se 21% que vaticinam como sendo "bastante provável" e 13% "muito provável" (9% não sabe ou não responde).


DN 06.06.2012 (ver o artigo aqui)

terça-feira, junho 05, 2012

SONDAGEM DONUT

.




.

sábado, junho 02, 2012

O que vem depois?

.


Artigo excelente sobre um tema crucial. António Guerreiro no Expresso de hoje.
Também eu considero que há um desfasamento entre o ponto tecnológico e relacional em que nos encontramos e as mensagens e crenças dos agentes políticos e sindicais.
Já em 1989, em trabalho apresentado no "IFIP 11º World Computer Congress" em S. Francisco, abordei "O Trabalho, o Consumo, a Informática e o Futuro" (http://www.dotecome.com/politica/Textos/FR-ifiport.htm).
Em 2003, no livro "Do Capitalismo para o Digitalismo" (http://digital-ismo.blogspot.pt/) aprofundei muito as ideias iniciais. 
Vivi, durante décadas, uma mistura de revolução tecnológica na profissão e de transformação acelerada na militância política e sindical.
Penso ter tido oportunidade de observar como a representação digital da informação, e a replicação das mercadorias que ela acarreta, não só substitui o trabalho vivo como põe em causa o conceito marxista de valor que nele se baseia ainda hoje. O trabalho que resta (não repetitivo, baseado em conhecimento) não é mensurável pela duração.


.

sexta-feira, junho 01, 2012

Afinal quem é que tramou o espião ?

.



Afinal quem é que tramou o espião ?

O cidadão comum interroga-se: 
- se um super-espião pode ver a sua vida devassada 
- se um super-espião tem os seus SMS pelos jornais
- se um super-espião é o tema de vários relatórios
de que se queixa o super-balsemão?

Se há quem espie os espiões, de forma tão invasiva, se quem é suposto espiar afinal acaba vítima da espionagem, que esperança resta ao Zé da Esquina?
Há que mandar investigar quem investigou o investigador, e assim sucessivamente.



.