segunda-feira, julho 25, 2005

Às arrecuas



Depois de várias trapalhadas e de muitos dedos no ar tudo leva a crer que nas próximas presidenciais nos vão obrigar a escolher entre Cavaco e Soares.

Trata-se por um lado da demonstração da decadência da nossa democracia, que já progride às arrecuas, e por outro de uma autêntica provocação perpetrada pelos dois maiores partidos.

Numa altura em que o regime, tendo tomado consciência da sua profunda crise, devia estar a gerar novas ideias, novos políticos ou mesmo novos partidos, eis que nos é apresentado um menu aonde constam os dois principais responsáveis pelo “estado a que isto chegou”.

Bem diz José Gil que os nossos males resultam no essencial de nunca sermos capazes de responsabilizar ninguém.

Ao votar no Cavaco ou no Soares, a grande maioria do povo português como que ilibará a classe política das suas responsabilidades e, sem o dizer expressamente, aceitará para o povo as culpas do cartório. Só se for pelo “deixa andar”...

1 comentário:

Anónimo disse...

- Discordo de que sejam só os politicos os culpados. Sem pretender ser extremista, creio que parte da culpa seja de facto do povo. Senão vejamos. Sempre que existe eleições autárquicas, como exemplo, o candito corre o risco de não ser reeleito, caso ele não tenha na ultima festa da vila ou cidade, contribuido com mais fundos para a mesma. O povo, demonstra alhear-se do facto de que a camara esteja sem fundos. Põe em practica o velho ditado enquanto houver "pão e circo" está tudo bem. Neste mundo Lusitano, os politicos são excelentes exploradores desse facto e, quando a coisa estiver impossivel de governar, vão sempre atribuir a culpa ao povo como de costume e na realidade é verdade, porque é um povo muito covarde, fala muito e não faz nada. Para terminar, dizia há tempos um amigo meu depois da queda da monarquia, os maiores "pulhas" que apareceram emportugal, foram Antonio Salazar, Cardeal Cerejeira epor fim om Dr. Mário Soares. ...e, não é que tem razão?!